Ser Místico - TENGU

07-04-2010 23:08

 TENGU

         Os Tengu eram representados de duas maneiras diferentes: os karasu tengu, que tinham corpo humanóide mas cabeça de corvo e os konoha tengu que possuíam feições humanas mas eram enriquecidos com asas e longos narizes. Por vezes, estes últimos eram representados carregando uma pena. Em festivais, eram muito usadas máscaras a representar os seus rostos.

        O nome Tengu quer dizer “cão do paraíso” e possui um equivalente na mitologia chinesa, o Tien Kou (que significa cão celestial). Estas lendas tiveram origem no século VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão. Estes seres são especialmente fortes nas proximidades do Monte Kurama, uma vez que se pensa que era lá que se situava a habitação do grisalho Sojobo, o rei dos Tengu. As lendas que contam a história do guerreiro Minamoto no Yoshitsune historiam que ele foi aluno do Rei dos Tengu e que este lhe terá ensinado habilidades mágicas de esgrima. Passados alguns séculos, os Tengu começaram a ser considerados como formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas.

        Ao longo do tempo, o papel deste ser foi diversificando drasticamente.

        Houveram épocas em que era tido como ladrões de crianças, enquanto que, no período Edo se orava aos Tengu para que ajudassem a encontrar crianças perdidas. Também chegaram a ser vistos como guardiões de templos.

        Ainda durante o período Edo, os Tengu eram o tema de várias pinturas no estilo ukiyo-e, nas quais os seus longos narizes recebiam uma conotação ora cómica, ora sensual.

 

 

Artigo original escrito por: Mariana Lopes

    Notícia postada por: Mariana Lopes

    Artigo corrigido por: Daniel Pereira, Diogo Matos, Mariana Lopes, Sofia Maia, André Martins.

 

    SOBRENATURAL: O OCULTO.