Lendas - BOOGEYMAN

01-05-2010 13:14

Boogeyman

 

    O Boogeyman, também chamado de Coco ou Papão, dependendo da região, é um ser que habita no armário ou sob a cama das crianças. Acredita-se que o Boogeyman não passa de uma lenda, ou apenas de uma simples história que os pais contam aos seus filhos, para que estes sejam obedientes. Caso contrário, o Boogeyman irá fazer-lhes mal.

    Um facto curioso acerca desta ser é que as suas características são opostas às do conhecido Pai Natal. Enquanto o Pai Natal é aquele que enaltece aqueles que se portam bem, o Boogeyman repreende-os (pode raptar as crianças para posteriomente serem comidas por ele ou então são atacadas nos seus próprios quartos). O Boogeyman não é uma lenda bem definida, tal como o seu nome ou o seu sexo (em certos países o Boogeyman é do sexo feminino), devido à existência de imensas variações desta lenda, de país para país ou de cultura para cultura, mudando as suas características, o modo de como age ou mesmo o local onde se esconde. Geralmente o Boogeyman esconde-se num local obscuro e espera pacientemente para castigar as crianças que desobedecem aos pais. A aparência geral do Boogeyman também não é muito coerente mas, em muitas variações da lenda, possui forma de esqueleto com uma capa.

    A variação deste mito em Portugal e no Brasil é chamado de “Papão” e “O Homem do Saco”, respectivamente. Enquanto que o Papão é visto como um monstro que permanece sob a cama das crianças, o Homem do Saco é visto como um homem adulto que carrega um saco e nele transporta crianças mal comportadas.

    Acredita-se que o Boogeyman é o responsável por muitos barulhos que ouvimos ou sombras que julgamos ver durante a noite.

 

 

    Artigo original escrito por: Diogo Matos

       Notícia postada por:Mariana Lopes

    Artigo corrigido por: Daniel Pereira, Diogo Matos, Mariana Lopes, Sofia Maia, André Martins.

 

       SOBRENATURAL: O OCULTO.