Signaes certos de vexação do demonio

16-01-2010 16:27

Esta notícia será escrita em Português antigo, uma vez que é retirada de "O Livro dos Mysterios" e assim está escrita no mesmo.

Signaes certos de vexação do demonio

  1. Quando algum pàteta gradualmente discorre em questões filosoficas e teologicas ou se mete a falar latim.
  2. Se anuncia coisas òcultas, evoca o passado, prediz o futuro; se á ordem do exorcista, em nome de Jezús, cessa o delirio que o convulsiona, não mais incomóda o doente e logo fala regularmente.
  3. Se cair como môrto e sem demora se levantar à ordem do exorcista em nome de Jesus. Se tivér dôr ou temôr em alguma parte do côrpo, e isto desaparecêr ao sinal da cruz ou ordem determinante do exorista em nome de Jesus. Se sem motivo procurar suicidio ou precipicio.
  4. Quando á imaginação se lhe apresentam coisas desonestas com as imagens de Cristo e dos santos, e se ao mesmo tempo sentir na cabeça como que chumbo, como que agua fria ou ferro em braza, e isto desaparecêr ao sinal da cruz ou invocando se o nome de Jesus.
  5. Quando aborrece os sacramentos, reliquias e cousas sagradas, quando se desespera, se dilacera, etc., sem que qualquer coisa o tenha atormentado.
  6. Quando ao paciente se leva uma luz e ele imediatamente a restitue, quando ele nada vê de dia e vê bem de noute, e às escuras lê uma carta: se subitamente se faz surdo, e depois ouve bem não só cousas materiaes mas espirituaes.
  7. Se ao cabo de 7 ou 9 dias, nada tendo comido ou pouco, se conservar rigoroso e nutrido como d'antes. Se falar dos Misterios além da sua capacidade, não constando ser santo.
  8. Quando o vento forte espalhar por todo o seu corpo a modos um formigueiro; quando levantam o corpo contra a vontade do paciente e este não descobre o agente em causa.
  9. Quando grita, rasga vestidos, range os dentes, sem sintomas de loucura; ou quando nem muitos o podem segurar, sendo um ente debil, etc.
  10. Quando tem a lingua inchada, quando a garganta se lhe engorgita; quando sôam ao ouvido rugidos de leões, balidos das ovêlhas, latidos de cães, grunhidos de porcos, e coisas semelhantes. Se vêem e ouvem varias coisas sobrenaturaes; se os homens são perseguidos com o maior odio; se se expõem aos precipicios, se téem olhos orriveis, se ficam destituidos dos sentidos (sem sentidos).
  11. Quando o côrpo tém tal pêzo que muitos homens o não podem levantar; quando foge da egreja e não consente agua benta; quando se mostram irados contra os Ministros que lhes põem reliquias na cabêça (até ás òcultas). Quando não querem vêr as imagens de Cristo ou da Virgem Maria, mas lhe escarram; quando não querem proferir palavras sagradas, ou se as proferem as corrompem e preferem proferi-las por entre os dentes.
  12. Quando o doente se perturba ao pôrem-lhe a mão na cabeça á leitura dos Evangelhos, o coração lhe palpita mais que o costume, sensa, e não sensuo, os sentidos estão preocupados, absôrtos, correm gôtas de suor, sente anciedades, eleva gritos para o Céo, se prostra e coisas semelhantes.

                                                                                                                                                                              in "Livro dos Mysterios"

Tópico: Signaes certos de vexação do demonio

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário