Ser Místico - REAPER

09-04-2010 16:37

REAPER

 

    O Reaper, ou em português “Ceifeiro” é a personificação da morte. Esta personificação existe desde o começo da história. A partir do século XV começou-se a representar a Morte, sendo um esqueleto com uma grande foice.

    Uma das explicações para este tipo de prosopopeia baseia-se no que as pessoas da época conheciam e que experienciavam, ou seja, no século XV as pessoas viviam da agricultura, e um dos instrumentos que utilizavam para recolher os cereais era a foice. Logo, este instrumento foi associado directamente àquele que “recolhe” as almas, daí o nome “Ceifeiro”. Depois, como neste século o conhecimento científico era pouco ou nulo, quando era desenterrado um corpo de alguém já falecido há vários meses, ou até anos, a figura do esqueleto que aparecia simbolizava a morte.

    O Reaper pode ainda ser chamado como o “Anjo da Morte” como é referido em passagens bíblicas.

    Algumas crenças ditam que o Reaper pode causar a morte directa de uma pessoa, ou seja, ser ele a causar a morte. Este tipo de crenças deu origem a outro tipo de contos, como por exemplo o de uma pessoa puder subornar, enganar ou vencer a morte para obter a sua vida ou a de alguém.

    Crê-se ainda que o Reaper seja apenas uma espécie de transportador das almas, e que é responsável por romper os últimos fios que ligam a alma ao corpo e depois as transportar para o outro mundo sem que estejam relacionados directamente com a morte da pessoa.

    Na figura de hoje, Reaper é caracterizado como sendo também um esqueleto, com uma foice e ainda uma capa preta.

    Em versões mais modernas o Reaper pode ser figurado como um idoso, de fato fúnebre, que está encarregue de recolher as almas.

    

 

Artigo original escrito por: André Martins

       Notícia postada por: Mariana Lopes

       Artigo corrigido por: Daniel Pereira, Diogo Matos, Mariana Lopes, Sofia Maia, André Martins.

 

SOBRENATURAL: O OCULTO.