Pentagramas

23-02-2010 19:31

 

Pentagramas

     Um pentagrama é uma figura composta por cinco rectas que formam uma estrela de cinco pontas.

    Inicialmente este símbolo foi associado à Deusa romana Vénus, mas foi também relacionado com muitas outras divindades e culturas.     Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, o pentagrama não está associado directamente ao Satanismo.

    O pentagrama é um dos símbolos mais utilizados na magia cerimonial, pois representa os quatro elementos da Natureza: a Água, a Terra, o Fogo e o Ar. A última ponta representa o espírito ou a alma, que em união com os elementos da Natureza formam um talismã muito poderoso e eficaz. Este símbolo é conhecido ainda como a representação do infinito, mas possuí uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que figura a união dos desiguais e representa a união do casamento, unindo o masculino (3) e o feminino (2).

    Alguns autores, como Eliphas Levi (1810-1875, escritor francês e ocultista) e Papus (1865-1916, médico, escritor e ocultista), estudaram a simbologia do pentagrama e definiram-no como sendo um símbolo de protecção, vontade e do bem.

        Muitos pagãos usam o pentagrama no pescoço como forma de demonstrar o orgulho na sua religião e a sua fé, ou então como antes referido, como amuleto de protecção. Além do significado anteriormente referido acerca dos cinco elementos e do espírito, o pentagrama também representa o corpo humano (4 membros e a cabeça), ou então é conhecido como “a estrela do microcosmo”, simbolizando o mago a dominar o espírito sobre a matéria, inteligência sobre os instintos e a mente sobre o corpo.

        Em rituais de ceitas e religiões, como a religião Wicca, além de simbolizar a sua Deusa (muitas vezes conhecida como “Grande Mãe”), o pentagrama é usado como símbolo da terra, para consagrar os instrumentos usados em rituais, objectos e outros amuletos.

        Este símbolo é muitas vezes erradamente relacionado com satanismo. As pessoas que se intitulam satanistas, usam pentagramas, mas desigual e com diferente simbologia do pentagrama anteriormente referido. Os satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), simbolizando o triunfo da Matéria sobre o Espírito. No Satanismo, o pentagrama é ainda usado como sendo um símbolo dos instintos carnais do homem ou o oposto da natureza espiritual (como referido, o triunfo da Matéria sobre o Espírito). O pentagrama é invertido de maneira a acomodar perfeitamente a cabeça do bode, mais correctamente Baphomet, um dos símbolos satânicos. Esta figura possui dois chifres em cima (daí as duas pontas viradas para cima), representando a dualidade. Estes estão impelidos para a frente em desafio. Os outros três pontos invertidos simbolizam a trindade negada.

        Os pentagramas a seguir são alguns dos exemplos de todos os pentagramas que existem.

 

Pentagrama Nó Céltico

 

Pentagrama Lei Wicca

 

 

Pentagrama Eclipse

 

 

 

Pentagrama Duidra

 

 

 

Pentagrama Lunar

 

 

 

Pentagrama Lua Celta

 

 

Pentagrama Elementar

 

 

 

Pentagrama Royal

 

 

Pentagrama Clássico

 

 

Pentagrama Noite Céltica

 

 

Pentagrama Templário

 

 

Pentagrama Raio

 

 

 

Pentagrama Gótico