Número 666. Uma ameaça verdadeira ou apenas uma superstição?

06-02-2010 21:54

Nos últimos tempos, temos estado um pouco ausentes, devido ao trabalho que temos tido com o projecto em questão. Pedimos desculpa e prometemos que postaremos notícias mais regularmente. Para começar, deixamos aqui o significado do número 666, devidamente escrito por um dos elementos do nosso grupo. Toda a informação que iremos postar a partir de hoje e que seja para o projecto, será sempre escrita pelos elementos do grupo, baseados na informação encontrada sobre os assuntos em questão.

 

 

Simbolos: - 666

 

“…e que ninguém pudesse comprar ou vender, se não fosse marcado com o nome da Besta ou número do seu nome. Eis aqui a sabedoria! Quem tiver inteligência calcule o número da Besta, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis.” – Apocalipse 13; 17, 18

 

Este número (também chamado de meia-meia-meia) é normalmente associado pela igreja cristã como sendo o número da besta ou a marca de presença do diabo. Os gregos associavam também esta marca (εξ εξ εξ – 666 em grego) como sendo um sinal do apocalipse ou outros desastres relacionados com este.

Para perceber este enigma presente na Bíblia, é necessário perceber a intenção do seu aparecimento. “Se alguém adorar a Besta e a sua imagem, e aceitar o seu sinal na fronte ou na mão, há-de beber também o vinho da cólera divina, o vinho puro deitado no cálice da sua ira. Será atormentado pelo fogo e pelo enxofre diante dos seus santos anjos e dos Cordeiros.” - Apocalipse 14; 9, 10. Por interpretação desta escritura, pode-se concluir que aqueles que veneravam a Besta (Diabo ou Lúcifer são outros nomes associados a este anjo demoníaco) e que usavam o seu número como forma de veneração, iriam ser punidos com as marcas de punição (“…atormentado pelo fogo e enxofre…”).

Há mesmo quem afirme que este símbolo está associado a um termo que apenas aparece nas Escrituras e não na Bíblia: Arrebatamento, interpretação para o Apocalipse do apóstolo João onde afirmava que Jesus Cristo desceria dos céus, resgatando os salvos deixando na Terra aqueles que não o aceitariam como salvador. Os crentes deste Apocalipse acreditam que, após o Arrebatamento o mundo entraria num caos de 7 anos com 3 anos e meio de uma Falsa Paz e outros de guerras.

Num passado mais recente, pensou-se que o mundo iria acabar em 1666 uma vez que nessa altura se vivia uma crença exagerada em torno da igreja. Mais recentemente, em Junho de 2006 (06-06-06) ocorreram-se manifestações e adorações ao Satanás. A Igreja Protestante acreditava que esse seria o fim dos dias. Para os dias de hoje, este tipo de crença é um pouco ignorado e por vezes ridicularizado. Mas há mesmo quem acredite que um fim se está a aproximar e acredita que o dia-a-dia dá provas e que os crentes do Diabo irão provocar o Apocalipse como os atentados do 11 de Setembro.

Isto são meras especulações para as verdadeiras provas. Várias são as culturas que falam de uma identidade diabólica que se vai erguer e aniquilar o mundo. E provas são várias também. Por exemplo, os Adventistas do sétimo dia (seita) acreditam que o Papa é a forma do anticristo uma vez que presumem que o Papa mudou o quarto mandamento (“Honrarás o teu pai e mãe”) mudando assim as leis de Deus concluindo assim que o Papa é a Besta. Para isso escondeu o 666 num nome, de forma a não chegarem a ele. “VICARIUS FILLI DEI”, ou Vigário do Filho de Deus (forma como o Papa é visto na sociedade). A forma de identificação passa por utilização da numeração romana onde surge várias dúvidas.

O 666 é então uma crença num Apocalipse a aproximar-se. Nada se sabe sobre a veracidade desse número mas tudo aponta para uma profecia ainda por concretizar. Para uns esta é uma forma de temer o Diabo, para outros de o venerar e até uma forma de prever o futuro. Por isso não se pode responder à pergunta do título pois responder iria ser tirar conclusões que podem ser precipitadas.

 

 

 

Artigo 666, escrito por: Daniel Pereira

Publicado por: Mariana Lopes

Intervenientes na correcção do artigo 666: André Martins, Daniel Pereira, Diogo Matos, Mariana Lopes e Sofia Maia.

 

Sobrenatural: O Oculto.