Lendas - LOBISOMEM

01-05-2010 13:22

Lobisomem

    A lenda do Lobisomem tem possivelmente a sua origem na Europa do século XVI. Apesar de ser esta a possível origem desta lenda, ela possui traços que já podiam ser observados em alguns mitos da Grécia Antiga. A partir do continente europeu, foi-se espalhando por várias regiões do mundo até que chegou ao Brasil por intermédio dos Portugueses.

    Este ser possui um corpo misto, uma vez que tem traços de Homem e de lobo.

    Segundo a lenda, tudo se passou numa noite de lua cheia, quando um homem foi atacado por um lobo. A partir da noite do ataque, reza a lenda que, sempre que a lua se encontra na sua fase cheia, o mesmo homem que sofreu o ataque transforma-se em Lobisomem. Para que exista outra vítima, terá que se voltar a suceder o mesmo ataque.

 

Lenda Portuguesa

       

        Em Portugal, a lenda toma um caminho um pouco diferente da tradicional lenda. É dito que, a pessoa que padece deste mal, durante a noite, tem que percorrer sete castelos e voltar ao sítio de onde saiu antes de amanhecer. Refere-se o facto de que, essa pessoa, se transforma nos rastos dos animais que apanhar no seu caminho ou talvez apenas no primeiro rasto que encontra.

        A única maneira que existe de libertação deste mal seria colocar a roupa da vítima do avesso, antes desta regressar. Pensava-se que desta maneira, após a pessoa vestir a roupa, o mal desaparecia.

 

Lenda Brasileira

        No Brasil, a lenda muda quase de região para região, havendo assim várias versões.

        Uma das versões diz que, a sétima criança de uma sequência de filhos, todos do mesmo sexo, se poderá transformar em lobisomem.

        Noutras regiões, é dito que, se a mãe tiver seis filhas (mulheres) e o sétimo filho for homem, este transformar-se-á em lobisomem.

        Existem ainda outras versões que dizem, por exemplo que, se um filho não for baptizado, se poderá também transformar neste ser, mas apenas quando atingir a fase adulta.

        Conta a lenda que a transformação tem lugar numa encruzilhada. O monstro irá atacar animais e pessoas, para se alimentar de sangue. Ao raiar do sol volta à sua forma normal.

        Uma curiosidade é que, de acordo com a lenda, um lobisomem só morre se for atingido por uma bala ou por um outro objecto de prata.

 

 

 

    Artigo original escrito por: Mariana Lopes

        Notícia postada por:Mariana Lopes

     Artigo corrigido por: Daniel Pereira, Diogo Matos, Mariana Lopes, Sofia Maia, André Martins.

 

       SOBRENATURAL: O OCULTO.