Simbologia das Cruzes

11-02-2010 15:25

Para além do 666, outro dos temas que faz parte do nosso trabalho é o simbolismo das cruzes. Este tema e também o anterior (666), encontra-se no capítulo do nosso trabalho ao qual decidimos chamar: Simbolismos.

Antes de postar o texto que se refere às cruzes, gostava de vos dar a conhecer todos os outros temas que pertencem ao grande tema simbolismos.

Existem muitíssimos simbolismos relacionados com o Sobrenatural, por esta razão, o grupo decidiu escolher aqueles que achou mais importantes, polémicos, conhecidos e que muitas vezes geram dúvidas.

Sendo assim, os simbolismos que o grupo escolheu foram:

  • 666;
  • Cálices;
  • Símbolos demoníacos;
  • Simbologia dos Sonhos;
  • Simbologia das Cruzes;
  • Pentagramas.

Como já devem ter visto, a última notícia que postamos foi sobre o simbolismo do 666. Hoje, deixamo-vos com o simbolismo das cruzes (serão postadas apenas algumas das mais importantes, só depois poremos mais). Muitas vezes as pessoas têm ideias erradas sobre o simbolismo de certas cruzes. Esperamos assim que fiquem esclarecidos.

 

Cruz

A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos, provém do grego staurós e do latim crux. Geometricamente é formado por duas linhas ou barras, que se cruzam num ângulo de 90 °. As linhas ou barras normalmente apresentam-se na horizontal e vertical, caso estiverem na diagonal, a figura é chamada de saudor ou aspa.  

     Este símbolo é utilizado por diversas religiões, principalmente a cristã.

     A cruz normalmente representa a divisão em quatro elementos/pontos cardeais, ou então, a divisão em dois lados opostos. Divino, na linha vertical e mundano, na linha horizontal. Mas também pode ser o lado feminino e masculino, a vida e a morte, entre outros…

     Durante o primeiro século do cristianismo, a cruz era raramente utilizada como um símbolo de fé e adoração, mas sim associado a um doloroso método de execução.

     O terceiro século do cristianismo associou-se a Cristo, sendo actualmente um dos símbolos mais importantes da igreja católica.

 

  • Cruz Grega

 

    A cruz grega ou staurós tem uma forma básica, é um símbolo da junção perfeita de opostos.

    Esta cruz é uma modificação da cruz celta, não tendo o círculo na sua intersecção e contendo hastes do mesmo tamanho e comprimento.

 

  • Cruz Gamada ou Suástica

 

    A cruz Gamada ou Suástica é conhecida mundialmente, pois foi o símbolo de um movimento político-ideológico no nazismo.

    A Gamada simboliza a energia do cosmos em movimento, concedendo-lhe assim dois tipos de movimento, o destrógiro e o sinistrógiro.

    O destrógiro representa o movimento para a direita e neste caso especifico, simboliza o movimento evolutivo do universo.

    O movimento sinistrógiro é precisamente o contrário, ou seja, o movimento é para a esquerda remetendo-nos a uma dinâmica não evolutiva.

 

 

  • Cruz de Tau ou de Santo António

 

    O Tau é a mais antiga representação gráfica em forma de cruz, e significa luz, palavra, verdade, entre outras…

    O nome desta cruz provém da letra grega tau. É considerada a cruz da profecia e do antigo testamento. É o símbolo de Cristo, de mudança permanente e despojamento total.

    No topo da cruz observam-se duas “cabeças”, como sinal daquele que fez cumprir a lei divina. A haste foi utilizada por Moisés para levantar a serpente no deserto.

    Um texto do séc. XII diz:” Marcado pelo tau, sinal de vida, o fiel mostra querer ser servidor do crucificado”.

 

 

  • Cruz Ankh

 

    A cruz Ankh provém da cultura Egípcia. É conhecida também como cruz Ansata e “Chave do Nilo”, simboliza a vida e também a vida eterna. Sendo baseada na fisiologia humana, apresenta uma estrutura semelhante a esta. O circulo representa a cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o restante corpo.

 

 

 

  • Cruz Papal ou Hierofante

 

    O nome Hierofante provém do grego ”ίεροφαντης”, que significa “O alto demonstrador da sacralidade”.

    O Hierofante é uma figura geométrica constituída por uma haste vertical e três barras horizontais que cruzam a haste em ângulos de 90°. As barras, quando se aproximam da extremidade superior, vão decrescendo. Representam as três funções do papa, como sucessor de Pedro: O sacerdócio, jurisdição e magistério.

 

 

 

  • Cruz Latina

 

    A cruz latina ou em latim crux ordinária é a mais comum no mundo cristão. Era utilizada pelos romanos para executarem os criminosos.

    Na igreja católica representa o sacrifício de Jesus. Além da crucificação, também significa a ressurreição e a vida eterna.

 

 

  • Cruz Latina Invertida ou de São Pedro

 

    A cruz Latina Invertida teve origem na tradição católica, em que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não tinha dignidade para ser crucificado tal como Cristo.

    Alguns católicos usam esta cruz como sinal de humildade e devoção para com Cristo, mas também é comparado com o satanismo. Aleister Crowley acreditava que a cruz era o afastamento da graça de Cristo.

    Actualmente certas igrejas não aceitam a cruz de São Pedro.

 

 

Artigo escrito por: Sofia Maia

Notícia postada por: Mariana Lopes

Corrigido por: Daniel Pereira, Diogo Matos, Mariana Lopes, Sofia Maia, André Martins.

Sobrenatural: O Oculto.